Ascom Prefeitura de Cotia (SP) / Wellington Penalva
09/12/2025
Cidade fecha o ano no Top 10 da Região Metropolitana e entre as 30 que mais contratam no estado
Cotia encerra 2025 como uma das cidades que mais geraram emprego na Região Metropolitana de São Paulo — resultado que, segundo o prefeito Wellington Formiga, reflete a expansão econômica local, a chegada de novos empreendimentos e o fortalecimento das políticas públicas de trabalho e renda.
Dados da Fundação Seade, com base no Caged, mostram que o município somou 2.925 novos postos formais entre janeiro e outubro, garantindo posição entre as 30 cidades que mais contrataram no estado e entrando no Top 10 da Região Metropolitana, que reúne 39 municípios, incluindo a capital.
Para Formiga, o avanço é visível no dia a dia da cidade. A Prefeitura promoveu Feirões de Emprego e ampliou o atendimento no Posto de Atendimento ao Trabalhador, ações que encaminharam mais de 15 mil pessoas para processos seletivos ao longo do ano. Cotia conta hoje com 91 mil trabalhadores empregados formalmente, o equivalente a cerca de um terço da população.
O prefeito destacou ainda a importância da chegada de novos investimentos. O mais recente é o Centro Logístico do Mercado Livre, que entrou em operação oficial nesta quinta-feira (4) e gerou 700 vagas de trabalho. “Com quase três mil contratações a mais só em 2025, Cotia reafirma sua posição como uma das cidades mais dinâmicas do estado na geração de emprego e renda”, afirmou.
O desempenho local acompanha a tendência positiva do estado de São Paulo, que criou mais de 500 mil postos formais entre janeiro e outubro e registrou 348 mil vagas no acumulado de 12 meses. Os setores de Serviços, Comércio, Indústria, Construção e Agricultura contribuíram para o crescimento tanto no estado quanto no município.
Fonte: PDT Nacional





