Por Ester Marques
14/10/2025
Documento reúne propostas de jovens da região Ibero-Americanas sobre soluções climáticas e sustentável
A Juventude Socialista do PDT (JS) participou, nessa segunda (13) e terça-feira (14), do encontro para construção da Carta das Juventudes Ibero-Americanas, em Brasília. O documento reunirá propostas de jovens da América Latina e da Península Ibérica sobre os principais desafios ambientais do planeta e será apresentado na COP30, em Belém (PA), no próximo mês.
A Carta visa a busca por soluções conjuntas diante de questões urgentes, como as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a crise dos recursos hídricos. No encontro, os tópicos foram separados por quatro eixos principais para o debate: mitigação e adaptação às mudanças climáticas, biodiversidade e restauração de ecossistemas, recursos hídricos e oceanos, e poluição e manejo de resíduos sólidos.
Representando a JS, a secretária de relações Internacionais e presidente do movimento no Distrito Federal, Gabrielly Santos, foi selecionada para contribuir no eixo mitigação do clima. Durante o encontro, ela conheceu experiências bem-sucedidas de outros países, como o uso de microalgas na regeneração do solo em Quito, no Equador, e um projeto de agroplantio orgânico na Guatemala, que une produção sustentável e geração de renda para jovens.
“É urgente que as juventudes brasileiras participem ativamente da agenda política da COP-30. É fundamental que todos os biomas do país estejam representados nesse debate, para que possamos inaugurar um novo momento na busca por justiça climática no Brasil e no mundo. Desde a ECO-92, o Brasil se consolidou como protagonista no diálogo climático global e cabe a nós agir, com responsabilidade e coragem, pelo presente e pelo futuro do nosso país”, ressaltou a pedetista.
Fonte: PDT Nacional





