Por Bruno Ribeiro
14/10/2025
Pré-candidatura a federal fortalece estruturação das chapas para eleições de 2026
O PDT filiou nesta terça-feira (14), em São Paulo (SP), o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Com a participação do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e de lideranças estaduais, o ato ocorreu na sede central e confirmou a pré-candidatura do sindicalista a deputado federal.
A chegada da liderança sindical potencializa a estruturação das chapas proporcionais para eleições de 2026. Atualmente com Márcio Nakashima eleito deputado estadual, o partido projeta a conquista de novas vagas tanto na Assembleia Legislativa, quanto na Câmara Federal.
Para Lupi, o retorno do Miguel Torres marca o novo momento do partido em São Paulo e a perspectiva de ampliação das bancadas com representantes comprometidos com as bandeiras trabalhistas.
“Com muita satisfação recebemos de volta o Miguel Torres, que será um dos deputados mais apoiados. Ele tem o reconhecimento do trabalhador por toda a história de militância sindical. O povo vai escolher seus verdadeiros representantes e não deixará o capital lhe oprimir”, disse.
“Nós somos nacionalistas. Defensores da CLT criada por Getúlio Vargas. O PDT está em evidência e terá um resultado muito positivo em 2026”, acrescentou.
Ao presidir também a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres construiu uma trajetória como ativista das causas operárias desde a década de 70. Em Brasília, buscará reforçar a luta em prol dos direitos dos trabalhadores e da democracia.
“O meu compromisso sempre foi com os trabalhadores e as causas sociais. A história do PDT é marcada por conquistas e de proteção da nação. Defendemos o Trabalhismo. Temos que estar nas bases para mostrar que temos um lado: o do povo”, declarou.
“O Brasil tem dado passos importantes nas políticas sociais, como a valorização do salário mínimo. Precisamos, por isso, estar no Congresso para ampliar a nossa representação e mostrar que o Brasil é dos brasileiros”, acrescentou.
O presidente da CSB e presidente do PDT na capital paulista, Antonio Neto, enfatizou a relevância do Miguel Torres para fortalecer o partido na garantia de conquistas históricas do Trabalhismo.
“O PDT tem compromisso com as raízes dessa história do Brasil. O legado de Getúlio Vargas na base sindical é muito relevante. Com Miguel Torres, teremos mais uma candidatura comprometida com as causas operárias. Seguiremos buscando uma nação mais justa e igual”, concluiu.
O evento contou com a presença do deputado estado e pré-candidato a governador no Paraná, Requião Filho; da presidente nacional da Juventude Socialista (JS), Estephanny Neves; a presidente da Ação da Mulher Trabalhista de São Paulo, Gleides Sodré; do secretário-geral do PDT em São Paulo, Airton Amaral, bem como de lideranças sindicais de todas as regiões do país.
Fonte: PDT Nacional





