Wellington Penalva
02/10/2025
Iniciativa do FLB-AP/CMT, em parceria com a JS, reforça a importância da memória para a educação pública
A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú será palco, neste sábado (4), às 14h, do lançamento da cartilha Legados Trabalhistas – 40 anos dos Cieps. A atividade é promovida pela Juventude Socialista de Santa Catarina em parceria com o PDT local e integra a série nacional organizada pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), por meio do Centro de Memória Trabalhista (CMT).
Os Cieps, idealizados por Darcy Ribeiro, projetados por Oscar Niemeyer e implantados nos governos de Leonel Brizola, romperam com o modelo educacional herdado da ditadura e marcaram o Trabalhismo como vanguarda na defesa da escola pública integral e transformadora. O projeto é considerado, até hoje, a melhor experiência brasileira na educação pública, capaz de formar e emancipar o cidadão.
A atividade contará com a presença de Henrique Matthiesen, coordenador nacional do CMT, e será também um espaço de debate e celebração do legado trabalhista. Durante o evento, a cartilha será distribuída gratuitamente, em versões impressa e digital, reafirmando o compromisso de manter viva a memória das lutas que pavimentaram a cidadania e a esperança de um novo dia para a educação brasileira.
📍 Balneário Camboriú/SC
🗓 04 de outubro (sábado)
⏰ 14h
📘 Distribuição gratuita da cartilha
Fonte: PDT Nacional





