spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AMT do DF celebra 2025 com foco no fortalecimento das candidaturas femininas para 2026




Por Elizângela Isaque
18/12/2025

União foi a tônica do encontro ressaltado no compartilhamento de experiências entre as militantes

A presidente da Ação da Mulher Trabalhista do Distrito Federal, Eroídes Lessa, comandou, na manhã desta quinta-feira (18), um encontro com a ala feminina do PDT distrital para fazerem um balanço das atividades realizadas em 2025. Mais do que uma confraternização, a reunião, que aconteceu na sede nacional do PDT em Brasília, foi marcada pelo o compartilhamento de experiências, boas-vindas às novas filiadas em uma injeção de ânimo para as futuras pré-candidatas ao pleito de 2026.

A tônica do encontro foi a importância da união, palavra que apareceu na maioria dos depoimentos, em referência à necessidade do aumento da participação das mulheres na política, e sobretudo da importância do apoio mútuo em prol do fortalecimento da luta pelas causas feministas no âmbito partidário.

Empresárias, profissionais de saúde, donas de casa, entre outras, compartilharam suas vivências pessoais, trajetórias de vida e expectativas em relação à sua militância no PDT, destacando a importância do papel de uma liderança feminina para impulsionar e inspirar outras mulheres a se filiarem no PDT e se capacitarem para serem candidatas preparadas e com chances reais de vitória nas eleições.

“Eu pensei neste momento como uma forma de vocês falaram um pouco sobre suas conquistas e suas lutas, para que vocês vejam a importância de andarmos juntas, unidas, umas ajudando as outras, independente das diferenças, possamos conquistar mais, e permitir que mais mulheres venham para o partido e encontrem aqui um lugar que as acolha e as ajude a crescerem como pessoas e contribuírem para o mundo ser um lugar melhor para todas as mulheres”, ressaltou Eroídes Lessa.

Uma das atividades destacadas do ano foi o Galpão Solidário, que entre outras atividades, oferece cursos de corte e costura a moradoras de várias localidades do DF, e que se revelou uma porta de entrada para várias filiadas que, hoje, veem no PDT mais do que uma sigla cujo significado elas ignoram, mas um lugar onde elas podem debater, ensinar, aprender e participar da criação de inciativas e projetos que beneficiem as mulheres das comunidades onde vivem.

Ainda em uma de suas falas, Eroídes destacou também a importância de as mulheres se unirem, inclusive, para enfrentarem as inúmeras barreiras que elas enfrentam neste campo, ainda predominantemente masculino, mas que podem ser derrubadas por meio da solidariedade exercida umas com as outras.

“Eu sempre falo que na política, precisamos ser resilientes. Quando eu cheguei aqui, era só eu nessa mesa cheia de homens; somente uma menina. Por isso eu digo que se ainda estou aqui, é porque sou muito resiliente. Já fui descriminada por outras mulheres muitas vezes. Então, eu digo para vocês, deem uma chance para nós mulheres. Acreditem. Se você é uma empresária, dê chance para outra mulher, qualifique ela, porque a mulher, quando ela quer, ela vai longe. E isso é uma verdade”, asseverou Eroídes Lessa.

Fonte: PDT Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa Newsletter

E receba os acontecimentos no seu e-mail

Fique sabendo que tudo que acontece no PDT do Rio Grande do Norte e Nacional.

Veja Tambem

- Matricule-se -Newspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress Theme

PDT Rio Grande do Norte

Outras Postagens