Foto: Mariana Ramos
Ascom Juliana Brizola
12/12/2025
O Encontro Estadual da Ação da Mulher Trabalhista do Rio Grande do Sul (AMT/RS) reuniu, nesta sexta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, mulheres de todas as regiões do Estado para debater os desafios e caminhos para ampliar a presença feminina na política.
O evento Vozes em Ação marcou o encerramento do ciclo nacional de encontros da AMT em 2025 e reafirmou a centralidade da luta por representatividade, autonomia e ocupação dos espaços de decisão.
Presidente nacional da AMT e única mulher pré-candidata ao Governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026, Juliana Brizola destacou o significado político do momento e o papel histórico do PDT na construção da participação feminina.
“Chegou o momento de a gente compreender o que significa o PDT apresentar a única mulher pré-candidata ao governo do Estado. Isso diz muito sobre a nossa história e sobre o compromisso do partido com a participação das mulheres”, afirmou.
Durante o encontro, Juliana defendeu a autonomia financeira como base das políticas públicas voltadas às mulheres, especialmente no enfrentamento das desigualdades e da violência.
“A primeira política pública para dar independência à mulher é focar na autonomia financeira, para que ela possa se sustentar e não precise depender financeiramente do companheiro”, ressaltou. Segundo ela, autonomia significa liberdade real: “É a mulher ter condições de bater aquela porta e sair, se for o caso.”
Ao falar sobre sua trajetória e a realidade dos espaços de poder, Juliana chamou atenção para a sub-representação feminina nas instâncias de decisão: “Quantas vezes eu já me peguei em mesas de discussão política em que eu era a única mulher da mesa. Isso ainda é a realidade em muitos espaços”, relatou.
Para Juliana, ampliar a presença feminina na política é uma condição essencial para transformar a sociedade. “É muito importante que os lugares de decisão sejam ocupados por nós, mulheres. São nesses espaços que as políticas públicas são pensadas e decididas”, afirmou.
O Vozes em Ação reuniu prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, suplentes, militantes e lideranças femininas do PDT, além de promover o lançamento da campanha que leva o mesmo nome. A iniciativa reforça a ideia de que quando uma mulher fala, muitas outras encontram sua voz, fortalecendo uma agenda coletiva de igualdade, justiça e liberdade para as mulheres gaúchas.
Fonte: PDT Nacional





