Por Ester Marques
27/11/2025
Cientista política Roberta Sousa foi eleita para presidir o movimento, em evento que reuniu 75 pessoas
O Movimento Negro do PDT-DF mostrou sua força em seu II Congresso realizado no último dia 20, em Samambaia (DF). Com a presença da presidente do partido na capital federal, senadora Leila do Vôlei e conduzido pelo presidente nacional do movimento, Ivaldo Paixão, o evento, realizado no Dia da Consciência Negra, foi marcado pela eleição de uma nova diretoria executiva. A cientista política Roberta Sousa foi escolhida para presidir o movimento no Distrito Federal, em um evento que reuniu 75 participantes de diferentes regiões.
Em sua participação, Leila do Vôlei reafirmou o compromisso do partido com a defesa e ampliação dos direitos das pessoas negras. A presença da senadora reforçou a importância da pauta racial na agenda política do PDT no Distrito Federal.
“A gente fica mais chocado de ver que a gente tem que fazer esse movimento, tem que celebrar esse dia pelas conquistas, mas acima de tudo, reforçar a união entre todos nós, seja os pretos, seja os brancos, seja os pardos, em torno de uma pauta que não deveria ser mais debatida”, afirmou a senadora
Leila do Vôlei reforçou seu compromisso pessoal com a causa. “Eu quero comprimentar o nosso movimento e dizer de forma muito respeitosa e compromissada, que vocês têm em mim, nesta senadora e presidente do PDT do Distrito Federal, aquela que vai estar com vocês, levantando essa bandeira contra todo tipo de preconceito. Não cabe mais no século XXI a gente ter preconceito contra qualquer irmão”, finalizou.
Já Ivaldo Paixão ministrou uma palestra destacando a trajetória histórica do partido na luta pelo povo negro. Em sua fala, o pedetista ressaltou a atuação de intelectuais, ativistas e políticos pedetistas na construção do arcabouço institucional de proteção, reparação e busca por equidade para a população afro-brasileira.
O encontro proporcionou um espaço importante de reflexão sobre os desafios e lutas que marcam o Dia da Consciência Negra, além de evidenciar o papel fundamental do Movimento Negro do PDT na defesa dos direitos do povo afro-brasileiro. Ao final do evento, o público confraternizou com feijoada e música de axé, celebrando a cultura e a resistência negra.
Fonte: PDT Nacional





