Por Elizângela Isaque
19/11/2025
Lupi e comitiva pedetista discutem próximos passos para oficialização e início das atividades integradas
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, acompanhado de outras lideranças pedetistas, se reuniu com o embaixador chinês, Zhu Qingqiao, nesta quarta-feira (19), para fortalecer os laços de cooperação e amizade entre a instituição chinesa e a legenda trabalhista, formalizar o agradecimento pelas iniciativas de integração política e para discutirem agendas comuns entre os partidos.
O encontro oficial aconteceu na Embaixada da China, em Brasília (DF), e é um desdobramento do termo de cooperação técnica firmado entre a Escola de Formação Política do Partido Comunista da China (PCCh) e a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), iniciado em 2024. Na ocasião, o ato foi liderado pelo presidente nacional da FLB-AP, Manoel Dias, que ressaltou a relevância da parceria pela oportunidade do compartilhamento de conhecimentos, experiências e o levantamento de novas perspectivas.
Além de outras lideranças do PCCh, participaram da reunião de hoje o secretário-geral nacional da FLB-AP e secretário nacional adjunto do PDT, André Menegotto, e o presidente do PDT da Bahia, deputado federal Félix Mendonça Jr.
“Nossas relações políticas e de amizade vêm sendo construídas há mais de 60 anos. Queremos aprofundá-las ainda mais com eventos, intercâmbios e publicações conjuntas entre a nossa Fundação e a Escola de Formação do PCCh”, afirmou Lupi.
Um dos resultados do encontro é a ida de uma comitiva oficial do PDT à China, em 2026, em data ainda a ser definida, para assinatura do novo memorando de cooperação técnica e política entre a Escola de Formação Política do PCCh a com a FLB-AP.
A parceria entre as instituições visa, entre outros objetivos, a capacitação de gestores, a modernização tecnológica e incentivo à economia circular, tendo como foco a eficiência, a transparência pública e a excelência na gestão de políticas públicas.
Fonte: PDT Nacional





