spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

COP 30: PDT e partidos progressistas debatem sustentabilidade da Amazônia




Por Bruno Ribeiro
14/11/2025

Com Lupi, lideranças formularam diretrizes comuns em documento sobre clima e inclusão social

Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), realizada em Belém (PA), o PDT participou de um encontro de partidos progressistas — incluindo PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Cidadania — e suas fundações. Nesta sexta-feira (14), o debate reforçou o compromisso do campo popular com a defesa da Amazônia e a evolução sustentável a partir da integração com a população da região.

Nas discussões entre presidentes das siglas e fundações vinculadas, a prioridade central foi a construção de propostas efetivas que abrangessem a expansão econômica diretamente atrelada à preservação ambiental e à inclusão social de mais de 30 milhões de brasileiros dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Os encaminhamentos do grupo servirão de subsídios para aprofundar as tratativas nas mesas da Conferência.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, enfatizou, em seu discurso, o legado do Trabalhismo ao mencionar a realização da Eco 92, no Rio de Janeiro, durante a gestão do governador Leonel Brizola, fundador do partido, bem como a necessidade de investimentos em áreas prioritárias, como educação, trabalho e saneamento, para garantir avanços socialmente responsáveis e economicamente viáveis.

“A nossa visão estratégica, como defendia Brizola e Darcy Ribeiro, é discutir o presente e o futuro do nosso povo, que hoje tem sua vida impactada. Temos que levar a formação para as escolas e garantir que a conscientização seja uma realidade para todas as camadas da sociedade. Não podemos aceitar mais industrialização sem responsabilidade. Os minérios explorados devem pagar impostos para serem revertidos para a proteção ambiental”, afirmou, ao lado dos presidentes estadual e municipal do PDT, Giovanni Queiroz e Allan Pombo, respetivamente.”

A visão atrasada, superada e retrógrada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz um grande mal para a humanidade. Temos que combater e denunciar para o mundo o papel não só dele, mas também do sistema financeiro. Temos que ser mais vanguarda que o governo e mostrar que a Amazônia é nossa. Aqui, tem dono: o povo brasileiro. A soberania do Brasil é inegociável e será sempre protegida por nós. É a base do Trabalhismo desde a sua fundação”, completou.

Segundo Edinho Silva, presidente nacional do PT, destacou o aprofundamento do debate sobre o modelo de desenvolvimento da Amazônia.

“O objetivo é proporcionar, durante a COP 30, um momento de um diálogo mais político para uma demarcação e construção do campo progressista global. Um espaço para a centro-esquerda debater os desafios e promover uma reflexão sobre o clima”, opinou.

“É o enfrentamento global das mudanças climáticas. Um embate contra o Trump, que é o porta-voz do negacionismo e do autoristarismo”, concluiu.

Secretário estadual de Agricultura, Giovanni Queiroz apontou a necessidade de integração do setor agrícola para garantir o êxito da mobilização.

“Nós acreditamos que precisamos preservar a natureza para as gerações futuras. E o caminho passa pela agricultora a partir do sequestro de carbono. Os ribeirinhos são vulneráveis e precisam de uma atenção especial do Estado. Não existe proteção do meio ambiente sem pensar no social”, explicou.

Entre os presentes, o porta-voz da Rede, Paulo Lamac; o secretário-geral nacional PT, Henrique Fontana; o presidente da Fundação Rede, Pedro Ivo; a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello; a presidente nacional do Ecotrabalhismo, Ivana Groff, bem como membros das direções nacionais dos partidos e de entidades da sociedade civil.

Ao final da reunião, o colegiado formulou um documento para consolidar pautas prioritárias e reafirmar posicionamentos comuns.

Confira a íntegra do documento

AmazôniaCarlos LupiConferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.COP-30defesa da AmazôniaPDTTrabalhismovolução sustentável

Fonte: PDT Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa Newsletter

E receba os acontecimentos no seu e-mail

Fique sabendo que tudo que acontece no PDT do Rio Grande do Norte e Nacional.

Veja Tambem

- Matricule-se -Newspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress Theme

PDT Rio Grande do Norte

Outras Postagens