Wellington Penalva
07/11/2025
Pedetista articula aliança com PT, PV e PCdoB para disputar o governo do Paraná
O deputado estadual Requião Filho (PDT) esteve em Brasília, nesta quarta-feira (6), para avançar nas articulações que devem consolidar sua candidatura ao governo do Paraná. Em reunião com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o parlamentar definiu o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) à sua pré-candidatura, fortalecendo o campo progressista no estado.
Acompanhado pelo presidente do PT no Paraná, deputado Arilson Chiorato, e pelo presidente do PV no estado, Raphael Rolim de Moura, Requião Filho acertou os primeiros detalhes da composição da futura chapa. O pedetista será o candidato ao governo, com a escolha do vice sob sua responsabilidade. As duas vagas ao Senado devem ser ocupadas por nomes indicados pelo PT e pelo PV.
O movimento representa um novo passo no processo de reaproximação entre os partidos trabalhistas e progressistas no Paraná, iniciado com os diálogos entre Requião Filho e lideranças da esquerda nacional. Em outubro, o deputado participou de um encontro com Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, sinalizando a construção de uma aliança voltada à defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos sociais.
A aliança deve seguir aberta à participação de outras legendas, como PSOL e PSB, que também dialogam sobre a formação de uma frente ampla para as eleições de 2026. Para Requião Filho, o esforço conjunto é essencial para fortalecer um projeto de desenvolvimento com justiça social no estado.
Fonte: PDT Nacional





