Ação da Mulher Trabalhista do Paraná
28/10/2025
“Aprendemos mais sobre como a tecnologia pode auxiliar e fortalecer a participação das mulheres na política, ampliando nosso protagonismo por meio da inovação”, destacou Ana Moro
No último sábado (25), foi concluído com grande sucesso o Curso Empodera IA + Lideranças Femininas, uma iniciativa da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) e do PDT Paraná, voltada ao fortalecimento da participação e do protagonismo das mulheres nos espaços de liderança e decisão.
Ao longo de uma jornada intensa e inspiradora, composta por mais de 40 aulas teóricas e práticas, as participantes aprofundaram conhecimentos e desenvolveram habilidades estratégicas para a atuação política contemporânea.
“O Empodera IA foi um espaço de troca muito rico. Na prática, o curso nos apresentou esse universo e mostrou como a tecnologia pode auxiliar e fortalecer a participação das mulheres na política, ampliando nosso protagonismo por meio da inovação”, destacou Ana Moro, presidente da AMT Paraná.
O evento de encerramento contou com a participação especial da professora Luciana Panke, que apresentou reflexões baseadas em sua mais recente obra, “Caminhos para o Protagonismo Feminino”. Sua fala trouxe importantes perspectivas sobre o papel das mulheres na política e sobre os desafios e oportunidades para o fortalecimento de uma participação efetiva e igualitária.

O Empodera IA consolida-se como um marco no compromisso da AMT e do PDT do Paraná com a formação política de mulheres e com o uso da inteligência artificial como ferramenta de empoderamento e inclusão.
Mais do que um curso, o projeto representou uma experiência de aprendizado coletivo e de fortalecimento de redes de apoio – reafirmando a importância da educação, da inovação e da ação concreta na construção de uma sociedade mais justa e plural.
O encerramento foi marcado pela entrega dos certificados às participantes, reconhecendo sua dedicação, coragem e compromisso com a transformação social. Empoderar mulheres é investir no futuro – um futuro que já começou, com mais mulheres preparadas, conscientes e presentes no digital.
Fonte: PDT Nacional





