Ascom PDT Curitiba
22/10/2025
Vereador propõe atuação sociopedagógica do partido para além dos períodos eleitorais na capital
Com a presença de mais de 50 membros do diretório, o vereador Marcos Vieira assumiu a presidência do PDT de Curitiba (PR), na noite dessa terça-feira (21). O pedetista substitui Ana Moro, que pediu afastamento do cargo para se dedicar à presidência estadual da Ação da Mulher Trabalhista (AMT).
Vereador progressista mais votado de Curitiba em 2024, Marcos Vieira destacou na reunião do diretório como principal desafio de sua gestão, a busca pela reaproximação do partido com a base, com uma atuação partidária para além dos períodos eleitorais, focando em promoção de cidadania, conhecimento de direitos, formação socioeducacional e profissional e participação cidadã qualificada e propositiva.
“É claro que o período eleitoral é o principal momento de atuação do partido, mas há todo um período para além deste que muitas vezes o partido e os filiados se distanciam. Queremos que para além das eleições o PDT tenha também uma função sociopedagógica, de formação, de oferta de conhecimento, de conexão com a população para que esta se identifique com a importante função social da política”, declarou Vieira.
O pedetista destacou também a atuação de sua antecessora, Ana Moro, primeira mulher presidente do PDT Curitiba que, na sua gestão, dobrou as cadeiras do legislativo municipal e elegeu a primeira vereadora mulher do partido na capital. Para ele, a missão agora é manter o bom trabalho e expandir a atuação que vinha sendo feita, sobretudo no trabalho iniciado dos núcleos de base regionais, para fazer o partido chegar em cada canto da cidade, principalmente nas periferias onde se concentram o maior número de trabalhadores e trabalhadoras.
Vieira ainda assumiu o compromisso e solicitou o apoio de todo o diretório e filiados para a construção de um partido que seja uma opção frente à extrema polarização, “uma opção que respeite o D do seu nome, de democrático, para atuarmos de maneira propositiva, com foco nos problemas reais da cidade, nas urgências dos trabalhadores e trabalhadoras e não em disputas ideológicas que só enfraquecem a política e afastam o cidadão desse espaço”, enfatizou.
Próximos passos
Como encaminhamento, Marcos Vieira apresentou um pré-planejamento que deverá ser executado até o final do ano, focado em três principais pilares: mobilização na reconexão com a base, filiados e filiadas e fortalecimento dos movimentos e dos núcleos de base; comunicação para maior presença digital do partido e integração com os mandatos municipais e estaduais, bem como maior posicionamento em pautas específicas da cidade e, por fim, o pilar da arrecadação, com a proposta de tornar o partido autossustentável para possibilitar a realização de eventos, formações e prática da função sociopedagógica esperada.
Participação massiva do diretório e lideranças
O evento teve a presença da vereadora de Curitiba Laís Leão; o presidente estadual da Juventude Socialista, Luan Azevedo; o presidente estadual do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, Adriano Petterman; o vice-presidente estadual do movimento Axé, Eraldo Torres; o vice-presidente estadual da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini e assessor do deputado estadual Requião Filho, Rafael Perich; o assessor do deputado estadual Goura, Rodrigo Ponce; a presidente municipal da Ação da Mulher Trabalhista, Carina Piassetta; o presidente municipal do PDT Diversidade, Mateus Peressuti; o presidente municipal da Juventude Trabalhista, Cauê Gonzaga e o secretário-geral municipal, Rennan Ziemmer.
Fonte: PDT Nacional





