spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carlos Lupi defende soberania do Brasil na Internacional Socialista




Por Bruno Ribeiro
10/10/2025

Na cúpula mundial da organização, presidente do PDT reforçou a importância dos regimes democráticos

Na reunião da cúpula da Internacional Socialista (IS), que foi realizada nesta sexta-feira (10) em Madri, na Espanha, o vice-presidente mundial e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, defendeu a soberania do Brasil e reforçou a importância da democracia. Na sede do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), o encontro foi conduzido pelo presidente da organização e primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

Sobre a conjuntura interna da maior economia da América Latina, Lupi, que também é integrante do Comitê para América Latina e Caribe, reforçou o compromisso dos três poderes brasileiros – Executivo, Legislativo e Judiciário -, bem como da ampla maioria das representações políticas e sociais com a proteção da Constituição e do Estado Democrático de Direito.

“O Brasil passou, nos últimos anos, por uma instabilidade gerada por grupos da extrema-direita, que tentaram utilizar as ferramentas do governo para aplicar um golpe de Estado. A democracia brasileira, a partir das suas instituições constitucionais, resistiu e o país virou essa página. Os responsáveis serão punidos, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse.

“O cenário brasileiro gerou reflexos nos Estados Unidos. O governo de Donald Trump impôs tarifas baseadas em informações inverídicas sobre a atuação da Justiça brasileira. Foi uma clara tentativa de intervenção. Contra esses abusos, o PDT seguirá defendendo o Brasil e fortalecendo os poderes”, completou.

No colegiado, Lupi opinou ainda sobre os conflitos no Oriente Médio, com ênfase na Faixa de Gaza. Para o líder trabalhista brasileiro, o reconhecimento do Estado da Palestina é um passo fundamental para a pacificação e progresso conjunto da região.

“A autodeterminação é um preceito fundamental. Devemos repudiar as tentativas de intervenção, pois só geraram mais tensão e conflito ao longo de décadas. A Palestina deve ser reconhecida por Israel. É uma posição que manifestamos há mais de 13 anos. E o melhor caminho para a pacificação é o diálogo”, ponderou.

O encontro contou com a participação da secretária-geral da IS, Chantal Kambiwa, bem como dos vice-presidentes e membros de todos os continentes.

Comunicação

Durante a quinta-feira (9), lideranças socialistas participaram de um fórum sobre o planejamento de aprimoramento da comunicação dos partidos membros. Em destaque, a importância do alinhamento das mensagens e estratégias para potencializar a atuação em níveis regional e global.

“A comunicação passou por grandes transformações nas últimas décadas e virou ferramenta acessível a todos. A Internacional Socialista está presente para fortalecer os meios e formas de dialogar com o público e enfrentar a onda de desinformação que a extrema-direita espalha pelo mundo”, concluiu.

Carlos LupiInternacional Socialistasoberania do Brasil

Fonte: PDT Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa Newsletter

E receba os acontecimentos no seu e-mail

Fique sabendo que tudo que acontece no PDT do Rio Grande do Norte e Nacional.

Veja Tambem

- Matricule-se -Newspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress ThemeNewspaper WordPress Theme

PDT Rio Grande do Norte

Outras Postagens