Wellington Penalva
29/09/2025
Atividade da FLB-AP/CMT reforçou o projeto trabalhista de educação emancipadora
A sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), em Salvador, recebeu no último sábado (27) o lançamento da cartilha “Legados Trabalhistas – 40 anos dos CIEPs”, publicação elaborada pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT). A atividade reuniu militantes, lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e simpatizantes do PDT, em um encontro marcado pela reflexão sobre a história e os desafios da educação pública integral no Brasil.
O coordenador nacional do CMT, Henrique Matthiesen, destacou o vínculo entre o projeto dos CIEPs e a obra do educador baiano Anísio Teixeira, criador da Escola-Parque que inspirou Darcy Ribeiro e Leonel Brizola. “Os CIEPs nasceram como símbolo de uma educação emancipadora e transformadora, capazes de renovar o Brasil a partir da escola pública”, afirmou.
Também presente, o conselheiro da FLB-AP e presidente estadual do Ecotrabalhismo, Hari Brust Filho, reforçou a dimensão histórica da iniciativa. “O CMT é o coração vivo da história do trabalhismo, a garantia de um Brasil com mais justiça social, soberania nacional e desenvolvimento sustentável”, declarou.
O encontro foi conduzido por Severiano Alves, vice-presidente da FLB-AP na Bahia, e se tornou espaço de partilha de ideias, discursos e reafirmação de um compromisso coletivo com o projeto trabalhista. A cartilha, já disponível em versão impressa e digital, se soma às ações da FLB-AP/CMT como instrumento de formação política e mobilização das novas gerações.
Fonte: PDT Nacional





