Por Ester Marques
23/09/2025
Mostra inédita apresenta documentos e fotos que retratam papel de Brizola em defesa da Constituição
Como parte das comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) foi convidada pelo Centro de Memória Legislativa, a participar da Mostra Política de Cinema. Com uma exposição inédita e um mini-documentário, as exibições são dedicadas à Campanha da Legalidade e estarão disponíveis de 22 de setembro à 06 de outubro.
Inaugurado junto à exibição do filme Legalidade (Zeca Brito, 2019), com apoio da coordenação da FLB-AP, e com a representação da vice-presidente estadual, Gabriela Ortiz, a exposição reúne seis painéis temáticos que conduzem os visitantes por uma verdadeira jornada histórica: do turbulento contexto político de 1961, marcado pela renúncia de Jânio Quadros, à mobilização cívico-militar liderada por Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul. Fotografias, documentos originais e textos interpretativos ajudam a dimensionar a Legalidade como um dos maiores atos de resistência democrática da história brasileira.

Já no mini-documentário produzido especialmente para o evento, a produção audiovisual, com roteiro da secretaria de comunicação da FLB-AP, narrado por Paulo Ottaran, e editado pelo Estúdio da Legalidade, utiliza imagens de arquivo, áudios históricos e depoimentos para reviver o papel mobilizador e popular de Brizola, ressaltando como sua liderança foi decisiva para a manutenção da ordem constitucional em 1961.
Onde visitar a exposição
O público poderá visitar a exposição no Memorial do Legislativo RS, espaço histórico localizado no Centro de Porto Alegre (Rua Duque de Caxias, 1029).
Aqui, confira a programação da mostra de cinema.
Fonte: PDT Nacional





