Por Wellington Penalva
10/09/2025
Partido manifesta apoio a Lemuel Rodrigues e reforça defesa dos direitos humanos
O PDT do Paraná manifestou solidariedade ao vereador de Maringá (PR), Lemuel Rodrigues (PDT-PR), que foi vítima de um ataque homofóbico nesta segunda-feira (8). O agressor foi preso em flagrante após ofender o parlamentar durante uma discussão na sede da ONG de Proteção dos Animais, dirigida por Rodrigues.
Em nota oficial, o partido ressaltou que “a homofobia é crime e não pode ser normalizada nem tolerada. Ataques dessa natureza não atingem apenas a vítima direta, mas afrontam os valores democráticos e o direito de todos viverem com respeito e dignidade”.
O episódio ocorreu quando um vizinho fez acusações sobre a limpeza da piscina da ONG e, diante da Guarda Municipal, ofendeu o vereador com insultos homofóbicos. Após a ocorrência, Rodrigues reafirmou que não se calará diante da violência.
Para o PDT-PR, a agressão não é apenas contra um de seus quadros, mas contra a própria democracia.
“Toda pessoa deve ser respeitada em sua condição humana e cidadã, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Seguiremos firmes na defesa dos direitos humanos, da igualdade e da pluralidade”, diz a nota.
O partido ainda reforçou seu compromisso de lutar contra toda forma de discriminação. “Estamos ao lado do vereador Lemuel Rodrigues (PDT) e reiteramos nosso compromisso de lutar contra toda forma de discriminação, construindo uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática”.
Leia a nota na íntegra:
O Partido Democrático Trabalhista do Paraná (PDT-PR) manifesta sua irrestrita solidariedade ao vereador Lemuel Rodrigues (PDT), de Maringá, que foi vítima de um ataque homofóbico nesta segunda-feira, 8 de setembro de 2025. O agressor foi preso em flagrante, conforme noticiado pela imprensa local.
A homofobia é crime e não pode ser normalizada nem tolerada. Ataques dessa natureza não atingem apenas a vítima direta, mas afrontam os valores democráticos e o direito de todos viverem com respeito e dignidade.
O PDT reafirma que toda pessoa deve ser respeitada em sua condição humana e cidadã, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Seguiremos firmes na defesa dos direitos humanos, da igualdade e da pluralidade.
Estamos ao lado do vereador Lemuel Rodrigues (PDT) e reiteramos nosso compromisso de lutar contra toda forma de discriminação, construindo uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.
Curitiba, 9 de setembro de 2025.
Diretório Estadual do PDT Paraná
Fonte: PDT Nacional





