Ascom deputado Dr. Mário Heringer
29/08/2025
Deputado defendeu mais investimentos em tecnologia para coibir crimes que acontecem há mais de 30 anos
Em entrevista concedida nesta quinta (28) à TV Senado, o líder do PDT na Câmara, deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG), expressou preocupação com a atuação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele destacou a necessidade urgente de aprimorar os controles internos para coibir a prática de fraudes contra aposentados e pensionistas.
Membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes em empréstimos consignados a aposentados, Dr. Mário fez um apelo por maior investimento em tecnologia e em controles mais rigorosos para o INSS, independentemente das conclusões da Comissão.
“Com o avanço das tecnologias, nós temos que avançar também os nossos controles, porque as fraudes vão continuar existindo”, reforçou. Ele citou a história de fraudes no INSS, que se arrastam há mais de 30 anos, para reforçar a ideia de que a instituição, que movimenta um orçamento bilionário, precisa de mais cuidado e atenção.
O líder do PDT analisou os trabalhos da CPMI nesta quinta, comentou sobre depoimento da defensora pública da União, Patrícia Bettin, e considerou o ponto mais importante a possível conexão entre as associações e os descontos consignados. “Se um aposentado tinha um empréstimo consignado e, de repente, ‘casava’ com uma entidade, ali é um caminho”, afirmou o deputado, indicando que esse pode ser o ponto de partida para entender a origem das informações que permitiram as fraudes.
Para finalizar, Dr. Mário chamou a atenção para a fragilidade da Defensoria Pública no Brasil. Ele argumentou que, ao contrário da forte procuradoria, a defensoria, que atua em nome das pessoas mais vulneráveis, é enfraquecida e precisa ser valorizada com mais profissionais. “As pessoas que mais precisam não são adequadamente defendidas, porque não têm defensores”, concluiu.
Fonte: PDT Nacional





