Wellington Penalva
28/08/2025
Publicação celebra o legado de Brizola e Darcy na revolução da educação pública brasileira
O Centro de Memória Trabalhista (CMT), da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), promove no próximo sábado (30), em Natal (RN), o lançamento da cartilha “Legados Trabalhistas – Cieps”. A publicação celebra os 40 anos dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), a experiência mais transformadora da educação brasileira, idealizada por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.
O evento será realizado no Monza Palace Hotel, em Lagoa Nova, a partir das 8h30, sob a condução do PDT do Rio Grande do Norte, presidido por Márcia Maia. A atividade faz parte da série de encontros estaduais que resgatam a trajetória do trabalhismo e reafirmam a atualidade do projeto pedetista de educação integral.
Os Cieps nasceram como resposta ousada a um sistema educacional excludente. Implantados com prioridade absoluta nos governos de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, uniram arquitetura de Oscar Niemeyer, concepção pedagógica de Darcy Ribeiro e inspiração nas ideias de Anísio Teixeira. Mais que prédios escolares, representaram um projeto democrático, comunitário e emancipador: escolas de tempo integral, com alimentação, saúde, cultura, esporte e acolhimento.
“Os Cieps mostraram que a educação integral pode ser a base de uma sociedade mais justa. Ao colocar as crianças e jovens mais vulneráveis no centro da política pública, Brizola e Darcy apontaram caminhos que ainda hoje servem de referência para o Brasil”, afirma o material produzido pelo CMT.
Com esse reencontro entre história e futuro, a cartilha reafirma a centralidade da educação como instrumento de soberania, justiça social e emancipação humana — um horizonte trabalhista que segue vivo e inspirador.
📍 Monza Palace Hotel – Lagoa Nova, Natal/RN
🗓 30 de agosto (sábado)
⏰ 8h30
📘 Distribuição gratuita da cartilha
Fonte: PDT Nacional





