Por Wellington Penalva
18/08/2025
Evento resgata o legado de Brizola e Darcy e inspira novas gerações pela educação pública
A sede do PDT de Alagoas recebeu, na última sexta-feira (15), o lançamento da cartilha de 40 anos dos Cieps, publicação da série Legados Trabalhistas produzida pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP). O evento marcou um reencontro com a experiência transformadora conduzida por Brizola e Darcy Ribeiro na educação pública. A atividade foi organizada pela FLB-AP alagoana, sob a coordenação de Alexandre Câmara, vice-presidente da entidade.
O coordenador do CMT, Henrique Matthiesen, mediou a roda de conversa realizada durante o encontro e destacou como os Cieps revolucionaram a escola pública brasileira ao unir tempo integral, alimentação, saúde, esporte, cultura e acolhimento para as crianças mais vulneráveis. “O projeto dos Cieps é uma proposta revolucionária que o Trabalhismo ofereceu ao país. Uma escola que forma o ser humano por inteiro. Uma escola comunitária, de tempo integral, que acolhe a criança em todas as suas dimensões”, afirmou.
Além de apresentar a cartilha, Matthiesen fez uma análise sobre os desafios atuais da educação no Brasil e ressaltou a importância da consciência crítica como instrumento de transformação social. O encontro foi marcado por forte presença da militância pedetista, lideranças políticas e educadores. Estiveram presentes nomes como Arthur Lins, Dilson Ferreira, Elizário, Alexandre Câmara e Moacir.
A noite contou ainda com leitura comentada e distribuição gratuita da publicação. A cartilha resgata o legado dos Cieps e reafirma a centralidade da educação integral no projeto trabalhista, inspirando novas gerações de lideranças.
Fonte: PDT Nacional





