A cidade do Rio de Janeiro é reconhecida, mundialmente, como território de encontro, diversidade e criatividade. Mas esta vocação tem sido ameaçada pelo avanço da violência, pelo preconceito estrutural e pela negação de direitos que afetam principalmente a população LGBTQIA+.
Não à toa a LGBTIfobia continua matando, fazendo com que jovens sejam expulsos de suas casas, afastando pessoas da escola e do trabalho e produzindo ciclos de exclusão e vulnerabilidade. Diante deste cenário, o PDT Diversidade entende que não dá mais para silenciar. É hora de transformar indignação em compromisso concreto, evitando que a vida da população LGBT continue a ser ceifada.
Assim, o PDT Diversidade propõe um manifesto com ampla agenda, integrada de políticas e ações que propõe envolver governo, sociedade civil, academia, setor privado e movimentos sociais. Entre os eixos principais, estão a garantia de políticas públicas de proteção e promoção de direitos, articulando educação, saúde, cultura, segurança pública e assistência social; além de programas de empregabilidade e inclusão produtiva, com foco especial na inserção de pessoas trans no mercado de trabalho.
O manifesto propõe também uma educação libertadora e plural, que combata preconceitos e construa uma cultura de respeito desde a sala de aula; o fortalecimento das redes de acolhimento e defesa social, oferecendo apoio jurídico, psicológico e comunitário às vítimas de discriminação e violência; a construção de pontes entre sociedade civil, iniciativa privada e poder público, transformando a diversidade em valor coletivo e motor de desenvolvimento humano e econômico.
O lançamento da campanha é também um convite amplo a todas as pessoas que acreditam na liberdade, na democracia e na igualdade. Assinar o manifesto significa assumir o compromisso de ser agente ativo contra a violência e a opressão, fortalecendo uma rede de solidariedade e de proteção à vida.
Ao assinar, você se compromete a construir um Rio onde cada pessoa possa existir, amar e ser quem é, com segurança e plenos direitos.
O Rio de Janeiro pode — e deve — ser referência nacional na promoção da diversidade e no enfrentamento à LGBTIfobia. Para isso, a participação popular é fundamental.
Acesse: riodefuturo.com.br/diversidade e vamos, juntos, por um Rio que inclua, de fato, a Diversidade.
Fonte: PDT Nacional





